05 dezembro 2009

Sofismas

Faláceas é o que move o mundo, tudo se transforma a partir disso. A mídia como principal meio de "contemplação" deste método de injurias que não fazem nenhuma diferênça no que penso ou sinto. Sofisma é aquele argumento que é lógico e claro, e sua conclusão parece verdadeira, exaurida de qualquer forma de inatênticidade, capaz de convênce-lo de qualquer coisa, mas há algo por detraz desse argumento "lógico" que não confere com o que realmente ocorre. Esse método de persuação, a fins de adesão por parte de quem os ouve, foi desenvolvido pelos sofistas, grupo de filosofos da idade antiga (antes de Sócrates), que cobravam por suas aulas e ensinavam técnicas de persuação, não se importando se o que era dito era uma verdade ou mentira. Sofistas são filósofos no modo de dizer, porque ninguém os aceita como filósofos por serem prostituidores da filosofia e, logo, da verdade. Aonde estão os ditos sofismas em nosso meio? Ainda há essa forma de coagir as pessoas? SEM DÚVIDAS
A mídia é usada para isso, na forma de discursos políticos, jogadas de marketing, notícias pela metáde favorecendo algum interesse, são pensamentos tendênciosos. Enfim, os sofismas tem maior ocorrência neste meio. Devemos pensar qual a finalidade de tais argumentos apresentados para vender, passar uma imagem ou até mesmo "ganhar sua alma". Bem, vamos tentar contextualizar um sofisma.
Em época de campanha, sempre aparece alguem tentando te convencer de que suas idéias são as melhores, passando a ilusão de que essa pessoa, se estivesse no meio político, se fosse eleito por nós, seria capaz de mudar o país, algum dia isso aconteceu?!! E quando descobrem algo errado no meio político, sempre conta-se a *verdade dos fatos, mas essas verdades sempre saem da boca errada, apresentadas pela pessoa que, com certeza, esta envolvida no caso e é de seu interesse que isso seja abafado, deixado de lado, e o pior é que todos acreditam. Um exemplo disso é a crise que afetou 0 mundo e o Sr. presidente Luis Inácio Lula da Silva comentou que a crise é uma simples "MAROLINHA", mas sabe quais foram os efeitos dessa crise? Dados do IDC: "a consultoria aponta que se a recessão afetar a exportação de commodities, empresas como Cutrale, Friboi e Vale do Rio Doce – grandes compradoras de tecnologia – podem restringir os investimentos no setor. " Mais uma falácea para tentar espantar o medo da população para que não joguem tanta "pedra" na cabeça do governo.
Na mídia, como por exemplo a televisão (que ganham vendendo espaço para comerciais), as grandes empresas de produtos de qualidade e utilidade questionaveis apresentam seus produtos como únicos e inovadores, mas pensando sobre isso, para que serve total shape? aquilo não funciona, nada como bons exercícios físicos para um corpo melhor, mais saudável.
No nosso cotidiano as falsa idéias também adquirem uma dimensão que nos atrapalham. Dizeres sem sentido, pessoas que tem a mania de cuidar da vida dos outros, nada além de idéias fúteis de alguém que não tem o que fazer.
Pense bem antes de fazer algo, aderir a uma idéia, nem tudo que se apresenta da forma mais bonita é a forma mais correta de viver tal coisa.

MAURO LIMA

Um comentário:

Mariana Santana disse...

Gostei da ideia de trazer a filosofia para a vida. Pois é uma boa maneira de entender melhor os conceitos e o mundo em que vivemos. Parabéns!
Mariana.