18 maio 2009

Niilismo

Bem, quando eu falo sobre niilismo, eu o expresso em seu sentido negativo, sendo esse sentido negativo, uma forma de ver que esses conceitos éticos de convivência social ser um tanto quanto ausentes de verdadeiras fundamentações. Pois vivemos num mundo onde se esquece da essência dos valores, os verdadeiros valores é claro, onde o homem é capaz de viver socialmente sem atingir ao outro, mas sem viver de uma forma alienada a uma ética duvidosa.
Mas falando de um ponto positivo, é necessário sim destruir,esquecer, acabar de vez com certos tipos de moral que só deixam o homem limitado a sua própria ignorância, essa “pseudomoral”(hehe), só leva o homem ao “não pensar” por si só, onde o homem permite que outros meios pensem por ele, como por exemplo: A religião e a mídia (que muitas vezes é sensacionalista e sem compromisso com a verdade, logo, com o ser humano), posso estar falando um monte de besteiras aqui, mas vejo que a muito tempo estamos em declínio, pois é muito mais CONFORTAVEL ficar em casa em frente a televisão sem fazer nada, do que questionar algo seriamente, não estamos tomando uma atitude correta, muitas vezes deixamos de fazer a coisa certa por medo de passar vergonha, ou não ser correto nessas atitudes por essas atitudes ter um preço. Por exemplo, vivemos a questão do aquecimento global, vários países assinaram um tratado sobre a emulsão de produtos poluentes na atmosfera, mas a maior potencia do mundo simplesmente não quis, por prejudicar sua economia, os idiotas querem catástrofes, querem um clima totalmente afetado por uma inconseqüência burra.
Voltando ao tema, o Niilismo ensina, em seu ponto positivo, a falta de verdadeiros critérios, de verdades que levam a uma evolução correta da sociedade, onde não exista uma moralzinha podre e medíocre que aliena. Quando falamos de certos conceitos vividos nesta sociedade, somos vistos como loucos, anti-sociais, rebeldes, etc. Atualmente, não há fundamentos para essa sociedade vazia, por isso tem se tornado tão difícil resolver os problemas existentes em todos os ramos da sociedade. A sociedade é niilista porque não há um fundamento sério para sua evolução e para a evolução de seu povo.

Viva o Niilismo ativo de Nietzsche

Mauro Lima

Um comentário:

Leandro disse...

a sociedade esqueceu-se da essencia o motivo que veio para este lugar transformando o mesmo em um lugar inabitavel com o passar do tempo,irao mudar de pais para pais e estarao fazendo o mesmo disastre que cometeu em seu lugar de origem .pois bem criemos em nos mesmo a vontade de voltar ao inicio (essencia)TALVES isso possa ajudar a superar ou amenisar o que ja foi destruido !!!!

filosofo Leandro Teixeira!!!!