08 maio 2009

O Mal

Será o mal um desvio de personalidade, uma influência espiritual ou algo inerente a mente do ser humano?
Por que encarar o mal como um desvio de personalidade? Se o mal é um desvio de personalidade deve ser tratada como patologia? Disse Rousseau que o homem é bom por natureza, mas a sociedade o torna mal, mas se concluirmos que o homem tem uma deficiência em sua mente que o torna mal, então estamos afirmando que ele não é mal, logo, o mal não existe tornando-se apenas uma deficiencia, sendo que deveriamos tolerar pessoas que tem esse "desvio de personalidade", mas isso não explica o que estamos vivendo na pratica em relação ao mal.
Se o mal é uma influência espiritual, porque as denominações religiosas não resolvem o problema da humanidade que sofre com guerras, com violência, com falta de tolerancia e coisas dessa estirpe? Ao invés disso, a maioria das denominações são alienadoras e usam as pessoas em benefício prórpio. Até creio que exista algum tipo de influência espiritual, mas isso ainda não explica o porque desse problema não estar resolvido por meio das religiôes.
Resta analisar se isso é algo inerente ao ser humano:
Vejamos, se no homem, naturalmente, é maldoso. Se ele é capaz de roubar para comprar drogas, se ele é capaz de matar sua avó para roubar a grana dela para "puxar um back", ou matar para ter R$16,00 então vejo que a maldade está no homem, mas por que? Por razões sociais.Parece que, até aqui, discordei do pensamento de Rousseau, mas em momento nenhum discordei desse pensamento Para pessoas que passam por algum tipo de necessidade, a vista dessa pessoa, não parece haver outra solução, tudo tem queser imediato, ele tenta algo agora para mudar sua situção, mas não consegue, por falta de perspectiva acaba se entregando a outros caminhos. Nessas mentes, não existe algo que as leve para frente, para uma evolução, essas pessoas se esquecem que adquirir algum tipo de conhecimento pode ajuda-las, esquecem que tudo deve ser construido e não surge do nada, apenas de um ato de desespero. Pois veja você que, se o homem é capaz de ser mal, com certeza há algo de errado, contextualizando, o homem se torna um ser maldoso por suas próprias necessidades: Roubar para comer, matar para se defender, roubar e matar para usar drogas (pura idiotice)=>porque entrou nesse mundo: ansiedade, depressão, falta do ato de PENSAR, coisa que uma pessoa dessa nunca fez, vejo que a falta do pensar leva a todos os outros atos aqui descritos, a falta de conhecimento leva o homem ao desepero. Existem vários fatores que explicam o fator "maldade" no homem: questões sociais, questões emocionais, questões religiosas, questões familiares, etc.
Políticas sociais nunca foram tão urgentes para tratar de um povo que REALMENTE precisa e não mais uma desculpa para alguém ganhar dinheiro, somos alienados quando não conseguimos analisar as necessidades que o ser humano tem, não só certos tipos de política, mas a sociedade toda pode resolver os problemas causadores do mal. Existem meios para que as pessoas tenham consciência de si mesmas e logo controlar-se para não ser uma vitima de si mesma e isso se faz desde o momento em que uma pessoa nasce até sua morte, tudo é construído com o tempo. O ser humano é capaz de mudar sua própria história, inclusive, isso é uma afirmação filosófica que explica a RAZÃO HUMANA que o faz diferente dos animais. Pense.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE GUERRAS CIVIS, É PRECISO SIM UMA REVOLUÇÃO DO PENSAMENTO E DA CONSCIÊNCIA HUMANA. NÓS SOMOS AQUILO QUE FAZEMOS DE NÓS.
MAURO LIMA

Um comentário:

Leandro disse...

Pois bem a sua entrega ao texto visto, a existência de consciência destrutiva do ser humano pela vida ,mesmo não sabendo por que esta lá lutando por um ideal que não o convêm a si mesmo ,deixa marcas nas religiões mentirosas e os estudos ambiciosos da sociedade em relação a vida ,me fez pensar por que ou por qual motivo estamos a nos destruir ,já que a igreja tem como refugio a palavra de Deus mal interpretada por seres humanos ambiciosos e destrutivos da própria humanidade.