02 junho 2008

O que é filosofia?

Filosofia é algo transcendente a carne, é algo que reflete nossa personalidade.
Pois bem, como já dizia I.Kant: "Não se ensina filosofia se ensina a filosofar", a filosofia, ao contrario do que muitos pensam, é o ato de raciocinar, nada mais, quem diz não gostar de filosofia está renegando seu próprio pensamento.
O ser humano, todos eles, são dotados de razão, mas infelismente 97% deles entregam essa capacidade a alienação. São conduzidos ao submundo do marketing.
Desde que nascerão estão dentro da caverna descrita por Platão.
O que me deixa indignado é o fato de que todas as pessoas declaradas como amantes da filosofia são tidas como loucas, pois é, mas temos uma coisa muito bem desenvolvida que não se compra em loja nenhuma, que é o senso critico. Antes de qualquer coisa ou situação, isso se passa pelo nosso senso critico, não é qualquer um que nos "leva no bico", porque todo homem tem o poder de analisar o passado, viver o presente e projetar o futuro, somos mais do que animais instintivos, vivemos a partir da razão, ao contrario dessa sociedade capitalista que prega o consumismo sem escrúpulos.
O equilibrio se da pela analise do homem por ele mesmo, mas a maior parte da população, ou melhor dizendo "massa de manipulação", não busca esse equilibrio, a partir dai se concretiza vários problemas, onde corrigi-lo é quase que improvável.
É muito bom estar aqui e pregar a filosofia, sinal de que estou em sã consciência de minhas faculdades mentais, não sou mais uma pessoa que tem preguiça de pensar.
Esse blog está aberto a discussão filosófica, mas é claro que baseando-se que, não se pode impor nada a ninguem, preceito basico da filosofia.

Forte abraço a você amigo visitante
comentem a vontade

Nenhum comentário: