28 julho 2008

A censura no século XXI

Censura: uma palavra que pensamos que nunca mais ouviríamos ou que não seríamos mais vítimas dela. Engano, somos sim e de diversas maneiras.

Somos censurados quando não podemos assumir a nossa real identidade, ou quando assumimos e somos indevidamente discriminados por uma sociedade cega e intolerante. Quando somos vigiados por câmeras, às quais se quer fomos comunicados sobre o assunto, assim nos observando e pondo à prova nossa privacidade, ou pelo menos a noção que tínhamos dela. Quando não podemos questionar e criticar (por que não?) uma administração falida e corrupta, que vive de uma aparência perfumada e cor-de-rosa, com a qual tenta cegar os eleitores, quando na verdade não passam de um monte de esterco.

Se a censura é ruim, então vale tudo? Não, tratamos aqui de uma censura criminosa, que castra e destróis qualquer tentativa de crescimento e formação de uma sociedade inteligente. Não somos a favor de nenhuma libertinagem, mas queremos coerência com os princípios. Estamos aqui para questionar e muito, para criticar e não podemos perder esse direito. Não podemos regredir a uma ditadura, onde se é vigiado e reprimido. Não precisamos de câmeras, dessa sensação de Big Brother - não cito aqui o programa, mas o livro 1984 - dessa repressão sem razão de existir. Reprimir não soluciona problemas, não reduz a criminalidade, apenas muda de lugar.

Essa censura burra torna cada vez mais a população acostumada a ser hipócrita, a dissimular, pois quando existe algo que nos impede de fazer ou agir de uma certa maneira, o que fazemos é nada menos que esconder, assim corrompendo valores. Se se pode fazer escondido, por que admitir? Não diga mais que você vive em uma época sem censura, com liberdade de expressão e pensamento, somos muito mais vigiados e censurados que pensamos.


Brennah Enolah†

4 comentários:

MAURO LIMA disse...

Perfeito
Vejo que todos criticam toda forma diferente de expressão, sejam tribos urbanas que querem buscar uma essencia inteligivel e digna ou pelo simples fato de não poder ser livre em relação a atos que a massa tem, ou melhor, querem que sejamos iguais a massas

Gostei pakas do post
criticam o comunismo, mas no mundo capitalista é bem pior. Porque os brasileiros que vão para Cuba voltam de lá falando maravilhas do descrito país?
Agora, neste tempo, começa a decadencia de Cuba, pois Fidel passou o poder para seu irmão Raul, e este ultimo está "abrindo as pernas" para os EUA.

Parabens, atitude sempre

Brenna Enola disse...

Valeu!!!

Espero ler algo seu agora... Vamos lá!!!

rsrsrs

MAURO LIMA disse...

hhehe postarei
e advinhe sobre o que?
hehehe

Unknown disse...

Como está amigo ?
gostei do post...
Tenha um ótimo fim de semana
abraços